PROGRAMA DE ESTÁGIO
O Programa de Estágios é desenvolvido pelo Instituto Formar, fundamentado na Lei 11.788/08. Esse é um dos mais expressivos trabalhos desenvolvidos pela organização, beneficiando estudantes, órgãos públicos e empresas dos mais variados segmentos.
O Instituto Formar administra todas as fases do processo de inscrição, convocação, encaminhamento, contratação, acompanhamento e desenvolvimento dos estudantes durante o estágio, além de encaminhar a contratação de seguro contra acidentes pessoais.
Objetivo Geral
Contribuir para a ampliação do protagonismo de adolescentes e jovens através da capacitação e inclusão no mercado de trabalho.
Objetivos Específicos
- Sensibilizar adolescentes e jovens sobre a importância do estudo;
- Auxiliar os usuários na conquista da autonomia;
- Assessorar a escolha profissional e o desenvolvimento de carreira;
- Combater a evasão escolar e estimular o interesse dos estudantes pelo ensino, uma vez que a permanência na escola, com frequência e desempenho satisfatórios, é condição fundamental para participação no programa;
- Auxiliar no custeio dos estudos e complementação da renda familiar, através da concessão de bolsa auxílio;
- Desenvolver habilidades, competências e atitudes individuais necessárias para a integração ao mercado de trabalho;
- Empoderar adolescentes e jovens para o exercício de sua plena cidadania.
Público Alvo
Estudantes, a partir de 16 anos de idade, matriculados e frequentando o ensino médio, educação profissional, ensino superior ou educação especial.
Quem pode Contratar ?
Pessoas jurídicas de direito privado e os órgãos da administração pública direta, bem como profissionais liberais de nível superior devidamente registrados em seus respectivos conselhos de fiscalização profissional, podem contratar como estagiários, alunos regularmente matriculados e frequentando cursos vinculados ao ensino público e particular.
Benefícios para a Empresa:
- Conhecer de forma customizada futuros profissionais das mais diversas instituições de ensino;
- Capacitar novos profissionais e descobrir novos talentos;
- Contribuir para redução dos riscos sociais dos jovens. O aprender e a prática distanciam o jovem dos perigos e locais de vulnerabilidade a que está exposto;
- Participar da complementação educacional com o exercício prático, tendo em vista a linha de formação do estudante e sua preparação para o mundo do trabalho.
- Participar da formação dos futuros cidadãos;